logo eliana.png

Transtorno de Personalidade

 

Os Transtornos de Personalidade, também referidos como perturbações da personalidade, formam uma classe de transtorno mental que se caracteriza por padrões de interação interpessoais tão desviantes da norma, que o desempenho do indivíduo tanto na área profissional como em sua vida privada pode ficar comprometido. Existem outros tipos de distúrbios de personalidade formalmente identificados, cada um com seu próprio conjunto de comportamentos e sintomas.

Vamos falar do Transtorno de Personalidade Antissocial: O individuo com esse transtorno apresenta desprezo marcante por regras sociais, direitos e sentimentos de outras pessoas; diminuição da capacidade empática; é geralmente incapaz de estabelecer relacionamento íntimos e estáveis com outras pessoas; e falta de arrependimento em relação aos próprios comportamento e decisões. A pessoa pode ser insensível, Impulsiva, agressiva, manipuladora, mentirosa, e também pode ter medo de abandono e ter necessidade de atenção. Familiares e amigos, freqüentemente á acham confusa.

Na psicanálise tal comportamento é característico das estruturas ligadas às modalidade de perversão, que diferem das neuroses e das psicoses. 

A Sociopatia é um transtorno da personalidade descrito no manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-5) como “transtorno de personalidade antissocial”. Esse distúrbio é definido como “uma condição mental na qual uma pessoa tem um padrão prolongado de manipulação, exploração ou violação dos direitos de outras pessoas”, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

O comportamento observável do sociopata na sociedade se estende para a mentira, trapaça e enganação dos outros abertamente, sempre utilizando a sedução como estratégia para manipulação, para em seqüência explorá-las e enganá-los.

Fatores ambientais e psicológicos como condições econômicas precárias, família desestruturada e histórico de violência podem superar fatores genéticos na formação dos psicopatas atuais

Procure ajuda de um especialista, para diagnosticar uma pessoa com essa psicopatia Recomenda-se uma avaliação Neuropsicológica e Avaliação diagnóstica com um Psiquiatra. Existem muitos tipos de ajuda disponíveis para os diferentes distúrbios da personalidade. O tratamento pode incluir psicoterapia individual, grupal ou familiar.

Busque ajuda.

Referencias:  

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais:

DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.              

NEUROPSICOLOGIA: teoria e pratica / Organizadores, Daniel Fuentes... [et al].

- 2. Ed. – Porto Alegre : Artmed, 2014.